Trabalho feito durante o Laboratório de Cor e Ilustração da ilustradora argentina Rebeca Luciani, na Quanta Academia de Artes em São Paulo. Direitos reservados ao autor: Felipe Vellozo |
Quando visualizei este girassol, logo contactei com Felipe e pedi autorização para compartilhar com vocês.Bem, eu sou apaixonada por girassol, não é? kkkk
Todas as belezas da arte de imagens de Felipe Vellozo pode ser vista em seu blog:
4. Que técnicas você utiliza em suas obras? E como é a sua relação com os autores de texto?
Já utilizei pintura digital, em que os desenhos eram feitos a princípio no papel e depois digitalizados, e já fiz pintura artesanal com tinta acrílica sobre gesso texturizado. Não me restrinjo a uma técnica só em minhas obras. Dependendo da ocasião, do que o projeto pede, e do que o prazo deste permite, utilizo determinada técnica.
5.Conte-nos um pouco sobre autoria de suas imagens no livro: História de dois lados?
Quando recebi o texto História de dois lados para ilustrar, me foram dados também a quantidade de páginas e o formato do livro, pois o projeto gráfico seria iniciado por mim e finalizado pela editora. Li o texto várias vezes para compreendê-lo antes de começar a desenhar. Percebi como era todo dividido em versinhos, o que me serviu como referência para a distribuição nas páginas. Comecei alguns esboços para expor a minha interpretação desse texto, e nesse ponto a objetividade tem que ficar quietinha num canto sem interferir, pois essa é a hora do caos reinar! Depois de várias idéias desenhadas no papel, selecionei as que tinham melhor relação com o texto e após aprovação dessas imagens pela editora, digitalizei-as para trabalhar na pintura digital. Nessa relação específica de imagem/texto, não pode haver uma competição desleal, a imagem tem que complementar o que o texto diz, não deveria ser redundante e nem eclipsar o texto. O resultado foi muito positivo, pois criei soluções que nem os editores e nem o autor do texto esperavam, e essa surpresa os agradou.
6. Para as pessoas que desejam torna-se ilustrador, autor de imagens, que dicas podes sugerir, para que se aprimore num estilo, como construir a sua marca, através da imagem?
A primeira dica que dou é: estude MUITO. Invista muito antes de começar essa carreira. Faça cursos, treinamentos, estágios, alimente seu repertório visual, artístico e intelectual, indo a museus, exposições, cinema, teatro, livrarias e principalmente a eventos relacionados à ilustração. Segunda dica: conheça pessoas da área, outros ilustradores, não tenha vergonha de comunicar a essas pessoas seu interesse em ser ilustrador e a pedir ajuda delas para tirar suas dúvidas. Terceira dica: não se preocupe em ter imediatamente um estilo, ele virá naturalmente com o tempo de preparo, com a prática de trabalho e com as referências que você pesquisar. Tenha o hábito de ter cadernos de esboços para registrar suas idéias, pois ele serve como exercício para a sua criatividade.
Hum, Comente e Ganhe: Bloquinho da Zit editora e 05 marcadores. Vamos lá!!
Após 10 comentários, farei sorteio!
Quer ver a parte I e concorrer a marcadores do livro: História de Dois Lados, basta clicar: AQUI
Hum, Comente e Ganhe: Bloquinho da Zit editora e 05 marcadores. Vamos lá!!
Após 10 comentários, farei sorteio!
Quer ver a parte I e concorrer a marcadores do livro: História de Dois Lados, basta clicar: AQUI
Parabéns pela entrevista, Rê!
ResponderExcluirbeijos,
Mi
Inteiramente Diva
Felipe é realmente muito talentoso e a sua arte é muito bela. Adorei a entrevista! Bjso,
ResponderExcluirIlmara
Parabéns, Renata. Parabéns, Felipe. Realmente, o ilustrador conhece a alma do escritor. Às vezes até demais. As ilustrações falam, emocionam. Vale a pena conhecer mais sobre este universo e deixar a tinta se revelar além das palavras. Um grande abraço.
ResponderExcluirAi que lindo!!!!!!!!!!!!!!
ResponderExcluirÉ um dom mesmo ^^
Eu só sei desenhar uma uma bola e olhe lá ^^
bjs
Que talento encantador e que dedicação maravilhosa, sucesso para ele e para vc amiga. Bjos!!
ResponderExcluirHei, Renata, você poderia fazer marcadores pro blog com aquela imagem do girassol! Foi a primeira coisa que pensei.
ResponderExcluirGostei de saber que para ser um bom ilustrador é preciso fazer cursos, perguntar e tudo mais. Pensava que o talento vinha de berço! Acho que ainda tenho chance... ;D
Beijos,
Miriam.
bookerqueen.blogspot.com