Entrevista Rosana Rios e Promo Livro "Uma Canção em Nova York"




 A escritora Rosana Rios, parceira do Tecer Girassóis, concedeu-nos uma entrevista maravilhosa, entre intervalos de novas produções, lançamentos de livros e escrita de capítulos. O encanto com a produção de Rosana surgiu a partir da leitura de Um canção em Nova York, da FTD, que fiz a resenha neste blog.Então, oportunamente esta entrevista nos possibilita dialogar, conhecer e saber sobre as concepções de criação, leitura e público leitor.
Antecipadamente, agradeço à Rosana Rios


1.Qual a sua grande motivação para escrever? Como se inspira para as suas produções?

Não existe isso de "inspiração" para mim. Escrevo histórias porque os personagens aparecem sem parar na minha cabeça. Acho que são o resultado de tudo que eu leio, dos filmes a que assisto, das pessoas que conheço, dos lugares para onde viajo. É a vida que se reflete naquilo que um escritor escreve, embora a gente sempre disfarce as realidades utilizando a ficção. Então, minha motivação é que... se eu não tirar os personagens e histórias que crio de dentro da cabeça, e lhes dou um texto para morar, eles ficam lá dentro e vão me pondo louca. Resumindo: escrevo para não ficar doida, rsrsrs!

2.O livro Uma Canção em Nova Yorkteve como referência alguma experiência sua? Se não, como é possível criar cenas, capítulos com tanta intensidade, realidade?

Esse livro é resultado de duas viagens minhas a Nova York. Muitas das experiências dos personagens foram minhas... os passeios, os lugares, as comidas, as compras. Mas Alex e Ana não existem, é claro, eu os inventei; assim como o mistério que os preocupa. Acho que para criar esse livro fui muito influenciada pelos verdadeiros músicos do metrô novaiorquino. E por John Lennon, claro. Ele me influencia desde que eu era garota.

3.Quais escritores você leu em sua infância e quem lhe estimulou para a leitura?

Meus pais me incentivaram muito a ler. Li tudo de Monteiro Lobato, sempre fui apaixonada pela Emília. E li "Alice", "Mary Poppins" e outros clássicos. Mas desde pequena eu era viciada em livros, então li muito cedo (a partir dos 10 anos) autores como Charles Dickens, Mark Twain, Machado de Assis, Shakespeare, Alexandre Dumas, Conan Doyle, Júlio Verne. Eu lia tudo que aparecia na biblioteca do colégio, e tinha ainda um fascínio especial por livros sobre Mitologia. Até hoje a Mitologia é uma das minhas maiores paixões. 



4.Qual gênero literário que gosta mais de escrever?

Literatura Fantástica, é claro. A Fantasia é uma outra paixão: já estou escrevendo o meu quarto livro sobre dragões. E tenho um quinto planejado... Mas gosto muito de escrever suspense, também; publiquei vários livros juvenis policiais, de mistério.

5.Como define o seu público leitor?

Os jovens. Adoro escrever para esse público. Tenho vários livros infantis, mas hoje em dia escrever para o jovem me fascina mais...


6.Qual o último livro que você leu, e comente um pouco?

Ih, eu li vários neste mês. Terminei "A Mulher que escreveu a Bília", de Moacyr Scliar, e "Breve historia de las leyendas medievales", de David Gonzáles Ruiz, aí comecei "The Sword of Shannara", de Terry Brooks. Entre os dois últimos, li obras de dois dos meus amigos, Caio Ritter ("O Outro passo da dança") e Regina Drummond ("Marcelo descobre a Alemanha"). Todos muito bons!
Tenho uma programação de leituras muito grande para este ano, incluindo uma seleção de autores de fantástico nacional. Espero conseguir ler tudo que programei!

Quer conhecer um mundo fantástico?
Visite meus blogs:
Twitter: @rosanashelob

Promoção

Que tal ganhar o livro Canção em Nova York? Quer?









Então, vamos as regras para concorrer:

-Comentar esta postagem
-Seguir o blog Tecer Girassóis

-Seguir os seguintes  Twitter:
@replithgirassol

@rosanashelob


Enviar no Twitter a seguinte mensagem:


Quero o livro "Uma canção em Nova York" que @replithgirassol+@rosanashelob +@EditoraFTD vão me presentear:http://migre.me/49cEs


Preencha o formulário: AQUI
( O formulário pode ser preenchido a cada 4 horas,quando  vc der RT na mensagem acima, pois assim terá mais chances de concorrer).

 Para ter Pontos Extras:

-Comentário na Resenha: Uma canção em Nova York: AQUI

- Divulgar no espaço de Promos no Facebook, Skoob, Orkut. 

Observações:

Vigência da promoção: Dia 30 de março até dia 27 de abril, ás 23h59.

O sorteio será realizado pelo random, no dia 28 de abril.

O resultado será publicado aqui no blog, e por isso quem está concorrendo deve acompanhar, e ao ser publicado no nome do ganhar, a pessoa terá até o dia 30 de abril ás 23h59 para entrar em contato via email,tecergirassois@gmail.com.

Caso o ganhador não se pronuncie, haverá um novo sorteio.


26 comentários :

  1. Muito legal a entrevista Rê!!!
    Ainda não conheço a sua obra, mas vejo aqui uma boa oportunidade para isto acontecer! Amooo fantasia! Esse mundo fantástico é super envolvente!E vou dar uma busca nos livros policiais dela. Amoo!! S2

    o/

    ResponderExcluir
  2. Adorei a postagem!
    Parabéns, RÊ!

    E quero muito esse livro, hein?
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Nossa, adorei essa entrevista! Já quero esse livro haha.. gostei bastante ;D

    ResponderExcluir
  4. A escritora pareceu ser super fofa!
    E o livro me pareceu super interessante e legal!

    Participando!
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Re, adorei a entrevista com Rosana Rios! Tá chegando uma vontade de ler "Uma Canção em Nova York" para continuar jovem e sonhar... Sonhar e 'cantar" essa canção...
    Obrigada pelas possibilidades.
    Bjão carinhoso.
    Ana M M Pereira

    ResponderExcluir
  6. Nossa! Eu queria ser como ela, não ter inspirações e sim já uma ideia formada na cabeça!:)
    Muito lindo o livro!!

    ResponderExcluir
  7. Mto legal!
    Eu tinha lido a resenha e me pareceu um ótimo livro. Foi bom conhecer um pouco mais da autora, tb.

    Vou participar da promo!

    BjoO
    pri
    Entre Fatos e Livros

    ResponderExcluir
  8. Adorei a entrevista.

    Já participando da promo.

    ResponderExcluir
  9. Eu queroooo! Vou já participar!

    Ah, tem meme pra vc lá no blog, ok? Aqui:
    http://www.itcultura.com/2011/03/resultado-comentarista-do-correio-8-e-selinhos/

    Bjs,
    Kel

    ResponderExcluir
  10. Adorei mesmo, fiquei bem interessada no livro!
    A entrevista ficou ótima :) Beijos.

    ResponderExcluir
  11. Adorei a entrevista!
    A autora é uma pessoa muito interessante e simpática,e firme nas respostas.
    Gostei muito.

    Quero esse livro pra mim!!! \o/

    Beijos!
    by Carla

    www.blogmeureino.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Ficou muito boa a entrevista! A autora parece que tem uma mente muito jovem e aberta.
    Fiquei louca para ler esse livro!
    Quero pra mim.
    beijos

    ResponderExcluir
  13. Conheci a Rosana Rios através de seus textos publicados no portal Valinor, um site especializado em Tolkien. Sempre gostei muito dos seus textos mas ainda não tive a oportunidade de ler um livro dela.

    Adorei a entrevista Renata!

    ResponderExcluir
  14. Participando!! Sou encantada por NY e só o título já me despertou!

    ResponderExcluir
  15. Nossa, adorei a entrevista da autora!
    Achei as respostas dela parecidíssimas com o que eu penso. Tomara que eu ganhe o livro, fiquei curiosa *-* haha

    ResponderExcluir
  16. Literatura fantástica de fato é muito bom!
    Amei flor!
    Parabéns

    ResponderExcluir
  17. Gente! Esse título parece coisa cinematográfica tipo: Outono em NOva York... Jpa quero =)

    ResponderExcluir
  18. Literatura...muito bom e importante!!
    Seguidor- marquinho

    ResponderExcluir
  19. Adoreiiiiiii mesmo viu , quero ganhar *o* !!

    ResponderExcluir
  20. Adoro aventuras de viagens ..quero muiito ler esse. Torcendo para ganhar!

    ResponderExcluir
  21. Eu quero esse livro para mim!!! Participando e torcendo muito!
    Boa sorte à todos!!! =D

    ResponderExcluir
  22. Participando deemais :P
    Super afim de ganhar ;D

    ResponderExcluir
  23. Participando!
    Agora é só cruzar os dedos e torcer muito!! *.*

    ResponderExcluir