Resenha: Uma canção em Nova York


                        “ You may say I’m Dreamer”
( Você pode dizer que eu sou um sonhador)
Imagine – John Lennon






Ano:2010

Uma viagem, um sonho, um desejo de fazer intercâmbio. Se você pudesse escolher, para onde você iria? O que quer aprender? Como será  outras culturas?

Alex, um jovem que ainda não finalizou o ensino médio tem a possibilidade de estudar Inglês, e residir no coração dos EUA, NY. Este vôo será trilhado pelas emoções, encantos, preconceitos, amores, mistérios, tudo que uma Megametrópole tem, e muito mais.
A experiência será compartilhada com alguém bem próximo, o que favorecerá os período de estudos do Jovem. Alex fará companhia a sua tia Sônia, uma executiva que possui um belo flat, e bem , localizado, onde a proposta narrativa apenas inicia... tcham, tcham, tcham.
Alex e Sônia não são os únicos personagens desta trajetória deste vôo, mas Ana, uma jovem brasileira, cujo pai é americano e a mãe falecida, trará intensas, misteriosas e apaixonantes cenas, situações que ora nos encantarão, ora nos deixarão aflitos.Ana, com olhos negros, intensos, marcantes, que Alex batizou-a como Capitu, relembrando Machado de Assis.


Num grande clima de aventuras, romance,  situações de suspense e perigo, embalados por trechos de Canções de John Lennon, dos Beatles. Além de que os personagens, ah, não contei que tem um outro casal, Michelle e Enrique (mexicano), ainda Alex e Ana são aficionados por música, e as meninas sabem cantar, e os rapazes tocam Violão e saxofone. E também, como toda proposta de intercambio, aprendemos também na leitura as  várias expressões em inglês, comunicação em inglês, alguns trechos, e claro, das canções de Lennon.
Assim, entre rotinas de estudo, passeios aos Museus, parques e galerias, é possível visualizar e viajar junto com os personagens em cada instante que estão vivendo, conhecendo NY. È um convite a pegar seu passaporte, e nem se preocupe com visto. Além de um sutil romance enveredado por Alex e Ana, há inúmeras tramas que são reveladas a cada capítulo, e sempre um trecho da canção de Lennon estará. As possibilidades de sentir-se neste núcleo narrativo são as descrições de museus, Central Park, Obras de Van Gogh, as estações do ano bem definidas, o patinar no gelo, e tantos outras passeios, aventuras e estudos estão presentes na produção de Rosana Rios.
Mas, será que um tempo longe dos parentes, país, amigos, comida diferente, encontros multiculturais, e ainda várias situações de preconceito são capazes de promover laços de vida, amor, e podem nos marcar para sempre?
Que tal passar uma linda primavera em Manhattan? Desvendar um verão com muitas sessões de música e muitos versos vão se formar, convido-os a mergulhar:
Uma canção em Nova York, a intensidade da viagem foi tão grande, que em 1 dia eu li.
Dormi e vislumbrei os encantos de cada lugar, museu que visitei, ao debruçar nesta obra de Rosana Rios, então Imagine:

Imagine no possessions
I Wonder if you can
No need for greed or hynger,
A brotherhood of man
Imagine all the people
Sharing all the world.

(Imagine não existir posse/ Eu me pergunto se você consegue/ Sem haver ganância ou fome/ Uma irmandade de irmãos/ Imagine todas as pessoas / Partilhando o mundo inteiro)


Qual será a sua canção nesta viagem a Nova York. Viva, Viaje, Vamos tecer juntos?

Exponha aqui seu comentário, neste vôo-resenha para Nova York.

15 comentários :

  1. Ownnnn! Esse livro parece ser muito fofo!!! Que vontade ler!
    Não conhecia, mas amei a resenha.

    B-jusssss!♥

    ResponderExcluir
  2. A resenha, além de nos apresentar essa viagem musical que é "Uma Canção em Nova York", deixa-nos o 'gostinho de quero mais'! O livro já foi colocado na minha listinha de leituras para 2011. Parabéns! Bjão carinhoso.

    ResponderExcluir
  3. Oi Renata,

    tenho que confessar que prefiro Londres à NY, mas fiquei interessada em conhecer a história de Alex, sem falar que o livro é da Rosana Rios então a narrativa deve ser muito boa.

    Adorei a resenha e adorei conhecer um novo livro.Já adicionei a minha lista de leituras futuras no skoob! =**

    ResponderExcluir
  4. Que livro legal!
    Eu sou louca pra fazer uma viagem internacional, prefiro Europa, mas NY também seria muito bom.
    Fiquei super curiosa pra ler!

    Beijos,
    Vivi

    ResponderExcluir
  5. Oi, também estou participando do Book Tour de Guardians!
    Já estou seguindo o seu Blog :)
    O meu é www.camilemos.blogspot.com
    Aproveita e participa de um sorteio de marcadores que está rolando lá no Blog, é só comentar um trecho do livro que você está lendo, o sorteio sai Quinta!
    Grande Beijo e estou esperando sua visita :D

    ResponderExcluir
  6. Eu nunca tinha lido uma resenha desse livro antes.

    Amei. A capa não chamou minha atenção, mas lendo a resenha, percebi que o livro tem uma história bem interessante.

    Ah, e qm não qr colocar uma mochiila nas costas e partir para New York?


    rsrs

    BjoO
    Pri
    Entre Fatos e Livros

    ResponderExcluir
  7. Adorei a resenha.
    Não conhecia o livro e acho que vou gostar muito de ler!
    ;)
    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Não conhecia, mas agora QUERO, preciso ler... rsrsrs
    Bjos...
    www.mixliterario.com

    ResponderExcluir
  9. Olá pessoas leitoras! Obrigada pelos comentários sobre o meu livro. "Uma canção em Nova York" faz parte de uma coleção que irá lançar outras histórias de viagens! No livro, há várias das minhas próprias aventuras na Big Apple. Já saiu também na coleção "Marcelo descobre a Alemanha", da Regina Drummond, e agora tô escrevendo "Enigma em Barcelona". Só viagens!!! Bjs da Rosana Rios.

    ResponderExcluir
  10. Adorei! Dá muita vontade de ler pra poder rever Nova York pelos olhos dos personagens. O tema é mais do que apropriado nessa fase em que as facilidades de se fazer intercâmbio estão na capa das principais revistas brasileiras. Milhares de jovens brasileiros devem estar vivenciando experiências semelhantes, cheios de histórias pra contar, amores e encontros pra recordar. A autora foi de uma felicidade imensa na escolha do tema, da trama, do cenário!

    beijose e obrigada pela dica!

    ResponderExcluir
  11. Gente, esse livro parece lindo! Assim que vi o nome, ja fiquei com vontade de ler. Lendo a resenha entao... Sou louca por NY, ja conheci e pretendo voltar muitas e muitas vezes. Pra mim nenhum lugar do mundo eh melhor que NY.
    Vou ler com certeza! *-*

    ResponderExcluir
  12. As vezes, nesse mundo literário, a gente acha que conhece todos os livros. E como que eu ainda não conhecia esse??? Chocada... rs

    Agora quero mais ainda!

    @tathys

    ResponderExcluir
  13. Recentemente li e resenhei um livro que tratava mais ou menos disso. So que era com nannys e au pair. Intercâmbio já foi um grande sonho pra mim e eu ainda não concretizei. Esse livro deve ser o máximo. Quero quero e quero

    ResponderExcluir