Meu cantinho de TecerLeitura por Ana Maria



Estante Florida do Papai.


Meu cantinho de TecerLeitura foi momentaneamente desfeito por falta de espaço (um pé de luz, uns almofadões, uma mesinha baixa de pés palitos... e livros, muitos livros), mas tenho um cantinho – um ‘cachimbo’ na minha sala, sob a janela, que é delicioso, florido e com a herança deixada por papai marceneiro – a estante feita por ele.
Meus livros estão espalhados por outras estantes e costumo dizer que falta espaço mas os livros superam quase todas as ausências queridas. (foto anexa)

Sou apaixonada, viciada, compulsiva por leitura, livros, marcadores, lápis, copos e + livros!!!! A minha mais recente paixão é o meu blog LER ou não SER - http://anammpereira.blogspot.com/ – em permanente construção e sem nenhum conhecimento tecnológico. Vou arriscando e caminhando!

Ainda vou ter a minha locadora de livros – LER ou não SER!

Quem eu sou?




Nome: Ana Maria Moreira Pereira
Estado: Rio de Janeiro /RJ
Idade: 55 anos
Blog: LER ou não SER - http://anammpereira.blogspot.com/
Twitter: @anammp27

Minha partilha de tecer:

1. Que estilos literários gosta ( Romance, Aventura, Suspense) e o porquê?

Sou bem eclética, ‘do tipo’ “gosto de ler e ponto” Em minha casa (3 mulheres de 25, 55 e 85 anos) o LIVRO é sinônimo de vida, de prazer, de relaxamento, de tensão, de expectativas e de amor. Assim, lemos os mais diversos gêneros literários (literatuna nacional e estrangeira, biografias, romances, séries jovens e clássicos , antologias poéticas, jornalismo, realismo fantástico, etc.)

Paixões: Richard Zimler (desde O Último Cabalista de Lisboa até o mais recente Anagramas de Varsóvia), José Saramago (tudo), Inês Pedrosa (tudo também). Desses 3maravilhosos autores, alguns em português de Portugal. Fernando Pessoa, Isabel Allende, Marian Keys, Rosamunde Pilcher, Pascal Mercier (e o magnífico TREM NOTURNO PARA LISBOA). Coleção Amores Expressos (Companhia das Letras – com Galera, João Cuenca, etc.). Critóvão Tezza, Carpinejar, Ernest Hemingway, James Joyce, Virgínia Wolff, Sartre e Simone de Beauvoir, Monteiro Lobato, J. G. de Araújo Jorge, Jorge Amado, Guimarães Rosa, Clarice Lispector (tudooooo), Nélida Piñon, Umberto Eco... (tenho certeza que estou esquecendo de outros excelentes e adorados, mas fica para uma próxima vez).


2.Livro que marcou a sua vida e o porquê?

ANOS FELIZES, de Laura Ingalls Wilder – em 1963, com 8 anos de idade, participei de um concurso de redação sobre Niterói/RJ pelo jornal O Fluminense (de Niterói). O prêmio era a publicação da redação no jornal e o livro Anos Felizes (tenho até hoje a redação e o livro). A história de Laura, uma professora jovem e apaixonada que se casa e vai viver na pequena reserva na pradaria.... Esse livro também é conhecido como "Uma Casa Na Pradaria"... Acho que nessa época descobri o meu vício e paixão pela leitura, herdados da minha mãe e amorativamente repassado para minha filha. Após essa leitura, consegui todos os outros livros adoráveis de Laura I. Wilder, mas esse é inesquecível e relido de tempos em tempos. 

3.Quem e como você foi estimulado, convidado à leitura por prazer?

Comecei a ler com 4 anos tentando imitar meus dois irmãos mais velhos (sou a caçula e a única mulher). Ouvia o que liam, decorava, colocava o dedo na frase e repetia até não esquecer mais.

4.Conte-nos em 140 caracteres uma história.

Era uma vez uma menina e sua avó. Chamavam-se LIV e RO! Moravam numa livraria... Querem saber mais? Eu conto um conto!


Aguardo comentários de Vocês.
Beijão carinhoso,
Ana M M Pereira










10 comentários :

  1. Adorei a coluna!
    Nem dá pra fotografar meu cantinho de leitura, estou sem estante, mas vou solucionar isso logo logo.

    Amei o cantinho da Ana Maria, lindo!

    B-jussss!

    ResponderExcluir
  2. Olá,
    Amei também este cantinho, e cada um tem seu lugar. Tem gente que gosta de ler na cama, no chão, ao ar livre. Envie a foto de onde vc gosta de ler, e respondas as questões. Se o seu for publicado, vc ganha o Kit Girassois. Veja na postagem abaixo.
    Bjs
    Renata

    ResponderExcluir
  3. Adorei o blog, um espaço bem divertido.
    O cantinho da Ana ficou bem fofo, pena que não tenho um cantinho para leitura.
    bjus
    luciene

    ResponderExcluir
  4. Hmmm eu conheço esse cantinho que também é meu! Como filha sou privilegiada por participar dele.
    Adorei o cantinho de TecerLeitura da Mami Ana.

    ResponderExcluir
  5. Eu adoro essa frase "ler ou não ser". Espero que um dia você tenha sua locadora ;).

    Bjão

    ResponderExcluir
  6. Oi! ^^
    Adorei a idéia! Gostei muito de suas respostas. Eu também sou do tipo de gosta de ler e pronto. *_*
    Boa sorte com sua locadora [-=S
    Beijos, NikaSanc

    ResponderExcluir
  7. Com certeza, a locadora de livros da Ana Maria não será menos do que uma mega ampliação desse cantinho delicioso, e, o que é melhor, para nosso deleite: aberta a nossa visitação. Torço por voce amiga.

    ResponderExcluir
  8. Ana, Vc sempre fazendo e escrevendo coisas lindas. Adorei! Bjs

    ResponderExcluir