Segunda Ilustrada: Adriana Mendonça - Editora RHJ






















Numa intensa experiência de diálogos com os seus autores, ilustradores, a Editora RHJ fez entrevista com a Adriana Mendonça, e aqui socializamos, com o devido crédito e autorização.




Vamos conhecer um pouco sobre Adriana Mendonça e suas belas obras, que é  artista plástica e designer que ilustrou Iluminando Histórias; O Piolho; Saia dessa, Mano Pira! e criou o livro de imagens Entre Mundos.









RHJ- Para aquecer, gostariamos de propor um pequeno jogo: que você se apresenta falando três palavras que gosta, três trabalhos em artes plásticas que são referências em sua vida, sua(s) cor(es) e técnica(s) de trabalho preferida(s).





Palavras: Diversidade; Interatividade; Mundo.


Artes Plásticas: El Jardín de las Delicias (1500 – 1505);  El Cabrón (1820 – 1823) pintura de Francisco Goya; tríptico de Hieronymus Bosch; The Longest Journey (1994), escultura de Ana Maria Pacheco. 


Cores e técnicas: Gosto de todas as cores, quanto às técnicas, gosto de poder misturá-las, não tenho nenhuma definida. No momento tenho me encantado por pinturas digitais.




RHJ- Você poderia nos contar um pouco sobre sua trajetória como ilustradora e sobre seus métodos de trabalho?






Terminei a faculdade de Artes Visuais, com habilitação em Pintura, na Universidade Federal de Goiás em 1992, logo depois voltei para fazer uma habilitação em Design Gráfico.



No ano em que voltei, fui aluna da ilustradora e autora de livros infantis Ciça Fittipaldi, professora que me mostrou os encantos da literatura infantil, suas técnicas e possibilidades. A forma apaixonante que a Ciça mostrou-me um mundo que até então era desconhecido para mim, fez com que eu me encantasse pela ilustração.


Quando estava terminando o curso, fui trabalhar em um jornal impresso, onde ilustrava além de cadernos de cultura, um suplemento infantil semanal. A equipe do suplemento era formada por pedagogas, jornalistas, e também por um fotógrafo, um ilustrador e um diagramador. Nesse período que durou treze anos, diversifiquei muito as técnicas do meu trabalho. Trabalhei com sucatas, modelagem em massinha, aquarelas, dobraduras, pinturas e desenhos digitais, recortes, colagens, etc.


Acabei levando essa experiência para o meu trabalho na literatura infantil, pois além de ter o jornal como um laboratório de pesquisa, tinha acesso ao processo de elaboração do conteúdo jornalístico, que me mostravam o que as crianças pensavam e gostavam. Por isso sempre busquei desenhos e técnicas que se assemelham aos que as crianças fazem e aproximá-las do meu trabalho.




RHJ – Como você pensa a relação entre o texto literário e a ilustração?






Penso que a ilustração não deve dizer o que o texto já está dizendo, ela deve ir além, falar da “alma” do texto, do que está fora dele. Tem certos aspectos da ilustração que são indizíveis, contudo podem criar diálogos ou até mesmo narrativas paralelas. Em alguns momentos a ilustração cria poéticas que quebram com o óbvio, deixa para o leitor “sentir” e depois fazer seus próprios links com o texto.

















RHJ – Qual a importância da ilustração na literatura infantil e juvenil?

 




A ilustração é literatura infantil. O ato de ler é sensorial, é também o prazer de folhear o livro,





de sentir as texturas dos papeis, as dobras, os cortes, o desenho das letras. A ilustração nos 





proporciona prazer, nos sensibiliza para a leitura, assim como cria novas leituras, novas






possibilidades para o texto.







Comente e Ganhe 5 marcadores poéticos.




Após 10 comentários, faço sorteio!!!








7 comentários :

  1. Lindos e encantadores, concordo realmente que as ilustrações são importantes na literatura infantil, pois elas transmitem através da beleza o sonho da imaginação. Bjos!!

    ResponderExcluir
  2. Não tenha duvida(assim como a RHJ) que a ilustração é importantíssima na literatura infanto-juvenil, qdo minha pequena me mostra o livro ela mostra a figura e já imagina (cria) o que eles estão ou estarão fazendo, deixando a imaginação correr solta e criando uma estoria dentro da estoria

    ResponderExcluir
  3. Lindo!!!
    Estive semana passada em um evento onde montaram uma "Biblioteca Modelo" recheada com livros da editora RHJ.
    Coincidentemente li esse livrinho e achei super fofo. Não conhecia a editora, mas fiquei impressionada com a qualidade das ilustrações e das publicações em si. Está de parabéns.
    Bjkas!

    Monique Martins
    MoniqueMar
    @moniquemar

    ResponderExcluir
  4. Que entrevista fofa! ^^
    Amiga desculpa!
    Tempinho que n venho aqui, mas a vida tá corrida demais!
    Bjs
    saudades
    Caçadora de Livros
    @c_delivros

    ResponderExcluir
  5. Deve ser gratificante ter seu desenho reconhecido :D

    "Trabalhei com sucatas, modelagem em massinha, aquarelas, dobraduras, pinturas e desenhos digitais, recortes, colagens, etc." Realmente é uma diversidade infinita basta imaginar para querer "dar forma" das mais variadas formas.

    "Penso que a ilustração não deve dizer o que o texto já está dizendo, ela deve ir além, falar da “alma” do texto" Concordo, senão a ilustração seria apenas outra forma de expressar a mesma coisa que o texto está transmitindo.

    Rsrrs meu irmão mais "novo" de 19 anos só lê livros com ilustração rsrsrs ele diz que os outros deixa-o cansado, pode isso??? Rsrsrs

    As imagens são muito lindas e coloridas dá vontade de passar a mão. ^^
    Eu apesar de ter não ser mais criança amo livros infantis, me perco neles.
    Sucesso!
    Adorei o post Re!

    Beijos
    BabihGois
    http://babihgois.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Renata!
    Que curriculu apreciável o seu, parabéns!

    Concordo com você, as gravuras devem expressar os sentimentos, o que vai na alma do pintor.

    As imagens são criativas e sugestivas.
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  7. Trabalho incrível!
    Já disse que adoro esse post, né?
    Muito legal.
    Beijos

    ResponderExcluir