TecendoResenha: Fazendo meu filme 1





Livro: Fazendo meu filme 1
Autora: Paula Pimenta
4a Edição, 327 páginas
Editora Gutemberg

" Quantas estrelinhas você dá a este filme, Fani?"

Você já leu um livro em que se viu completamente retratada?

Assim é Fazendo meu filme 1. A personagem principal, Fani é uma adolescente, cursando o ensino médio, e com todas as inquietações e emoções desta faixa etária. Na perspectiva da narrativa surgirão os primeiros amores platônicos, aqueles que são as motivações que alimentam nossa alma, as nossas amigas de verdade, que acalentam nossas lágrimas, e que saem para festejar conosco.

Há uma grande interação entre trechos de filmes e a narrativa, que os cinéfolos irão se encantar, pois surgem citações, desde: Curtindo a vida adoidado, Dirty Dancing, Moulin Rouge, entre muitos outros. O sonho de Fani é ser cineasta, roteirista, algo que envolva cinema, exceto atriz, pela sua timidez. Mesmo com o sonho de cinema, Fani vai ser conduzida por novos percursos em sua vida, a partir do momento que surge uma oportunidade de realizar um intercâmbio. 

Encontramos também, os personagens que vão tecer a história com a protagonista, o seu  grupo de amigos inseparáveis, felizes, companheiros, como a Gabi, Priscila e Natália. Não poderia esquecer, obviamente o  seu amigo Leo, um menino em que se pode conversar, partilhar, abraçar, sabendo que a qualquer hora pode contar com ajuda e atenção.

Saiba mais



Estefânia, ou melhor, Fani vai descobrindo que as experiências em que está vivendo são únicas, assim como a chance de conhecer outros países, por meio do intercâmbio. Esta possibilidade de distanciamento territorial vai mexer com todos os amigos de Fani, e desta maneira o grupo vai curtindo cada momento, como fosse único, e assim deve ser bem vivido, desfrutado, pois se depara com a questão: Será que um ano é muito tempo?

Nesta leveza da narrativa, cujo enfoque é dirigido para adolescentes, envolve as percepções e momentos entre a Família, Festas, Cinema, encerramento do ano e muitas surpresas. Há trechos em que é possível sentir aquele friozinho na barriga, a cada capítulo do livro FMF 1 é assim, um encanto só.

Fani é uma estrela, assim como nós que lemos a sua história. A história possibilita que percebamos melhor quem nos cerca, e sabermos cultivar o carinho, afetuosidade, encanto que é a amizade, este amor que é eterno, diferente ao que dizia Vinícius de Moraes, que seja eterno enquanto dure, mas sim, as amizades são semelhantes aos diamantes, nascem para a eternidade.

Nesta oscilação entre uma frenética motivação adolescente e pausas românticas, há momentos de conversas no MSN, que são inquietantes, curiosos debates entre amigas, e também surpresas via email.
Fazendo meu filme usa a expressão possessiva meu, pois parece o nosso filme, de verdade. A viajem de Fani foi motivada pelo intercâmbio, mas cada um de nós já realizou inúmeras viagens, e uma delas será  na leitura deste livro, Que eu amei!!

A Fani é uma menina incrível, eu me encontrei neste livro, consegui ler em um dia (umas 27h), e acabei às 5h da manhã, e mesmo cansada, estava tão envolvida com a narrativa, tanto foi que georu a motivação para adquirir  a sequência da história, tendo em vista que ao finalizar a história, a protagonista nos convida a viajar. Então, a curiosidade e a mágica da escrita nos envolvem de maneira alucinante. 


Você é convidado a ver e fazer o seu filme. Topas? 
Então, comente sobre o que achou desta resenha.
Lembre-se: “O filme está apenas começando” 
Compre seus ingressos e curta: Fazendo meu filme 1, Autora Paula Pimenta.




14 comentários :

  1. Adorei!!
    Sou doida para conhecer essa série.
    Pretendo comprar e ler logo.
    Beijos, Rê!

    ResponderExcluir
  2. Muito obrigada pela linda resenha, Renata! Adorei saber que você gostou da história da Fani! Beijo!

    ResponderExcluir
  3. Oi Renata!!!

    Que resenha maravilhosa!!! Acredita que já li os três livros dessa série e cada vez estou mais apaixonada pela Fani e o Leo!!!
    A Paula é nossa Meg Cabot ♥

    Não vejo a hora de ela lançar o 4 volume da série!!!

    Beijooooooooooooo

    Thaís

    ResponderExcluir
  4. Oi Linda!
    Adorei a resenha!
    Ela mostra bem o conteúdo do livro,que aliás eu já estava louca pra ler e agora mais ainda.
    Super Beijo!
    by Carla

    www.blogmeureino.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Eu sou louca pra ler esse livro da Paula!
    Quero comprar a coleção toda de uma vez, porque eu sei que vou ficar com vontade de ler em seguida.

    rs

    Beijos,
    Vivi

    ResponderExcluir
  6. Só ouvi otimos comentarios sobre esse livro!!!
    Assim que tiver oportunidade vou ler!]
    Bjs.
    =]

    ResponderExcluir
  7. É só elogios para essa série!
    Confesso que não gosto muito de livros nacionais, mas esse livro tá me chamando a comprá-lo faz muito tempo ;)
    Eu preciso ler *-*

    Bjus.

    ResponderExcluir
  8. Nossa!!! Adorei a resenha meus parabéns. também to lendo amei de verdade!!!

    ResponderExcluir
  9. Amei a resenha!
    Gostei muito de saber que a literatura brasileira está inovando. Nunca ouvi falar de um livro nacional do tipo =D

    ResponderExcluir
  10. Eu quero, adoro a Paula Pimenta, os autores nacionais estão me surpreendendo.
    Bjos do Mix.

    ResponderExcluir
  11. Adorei a resenha!!! Sou louca para ler esta série!!!
    Beijos^^

    ResponderExcluir
  12. Olá! Curti a resenha! Já estou seguindo o blog, aqui. Se puder dar uma passadinha no meu para conhecer e seguir se curtir:

    http://felizvrosparasempre.blogspot.com/

    Beijinhos!

    ResponderExcluir
  13. Eu sou LOUCA pra ler esse livro, além de ouvir falar muito bem dele a personagem quer fazer intercambio e como eu já fiz estou muuuito curiosa pra saber como a autora introduziu isso na historia (:

    muuuito legal a resenha, me deixou mais empolgada pelo livro agora :D

    ResponderExcluir
  14. Amei o Blog, e quero muito ler o livro!!!!

    ResponderExcluir