Menina- menina, princesa de lama
Autora: Rosane Vilela.
Editora: Paulinas
Págs: 23
" Com quem brinca essa menina de se virar e desvirar? Em princesa de lama: estrela-cometa; E meninas de laço de fita e de rio? "
A semana encantada de poesia, com o centenário de Carlos Drummond de Andrade, encerra com um presente para as crianças, a poética do livro Menina-menina princesa de lama de Rosane Vilela.
A menina das poesias, contidas no livro, gosta de brincar e desvendar cada lugar, seja o imaginário, seja o seu lugar. A natureza é a essência do livro:O mar, a lama, uma menina que se fantasia, conforme seu nome varia, eita, rimou, Vejam os nomes:
Estrela-Menina
Menina de laço de fita
Menina de rio
Os nome vão encontrar lugares maravilhosos para pousar, serão alamedas da infância, a história contada em versos, uma beleza, significância...
"Na alameda da infância, o tempo guarda os seus mistérios..."
Contar histórias em poesia é ter a possibilidade de rimar, aproximar o lúdico, fantasia, e você verá, quanta coisa pode encontrar. O poema, que é sugestivo, pelo título, Menina do laço de fita" à história de Ana Maria Machado, "Menina bonita do laço de fita", mas são temáticas distintas. No entanto, é possível que tenha sido uma homenagem da autora Rosane Vilela à Ana M Machado, e também o recordar, a infância de tantas crianças, meninas com seus lindos laçarotes no cabelo, e que brilham em sua lindas festas, como citado no verso do livro:
menina que brinca no laço da história...
Os laços da imaginação vão permitir que cada leitor, pai, mãe, professor, possa descobrir que a linguagem para se contar histórias são escolhas, a escolha da menina vão várias, e todo dia pode mudar... mas nunca deixará de ser menina, mesmo o tempo indo e vindo, neste passar..
A obra de Rosane Vilela, poesia para crianças, é uma travessia de estímulo literário.Conheça, leia e você entenderá, a presença marcante da lua na capa, imagine.....
E este livro, alguém quer ganhar, comente, comente, é um dos presentes para o TecerTopTopComentarista, e virá mais... aguarde!!
Assim como a menina do livro a minha pqna desvenda o mundo as folhas, formigas, o dia anoite e é isso que toda criança deveria fazer experimentar, viver, ser criança e eu torço para que isto se torne uma realidade UNIVERSAL...e a beleza da capa deve estar recheando o livro.
ResponderExcluirParece ser uma obra recheada de poesia e de leveza, amei a capa e a proposta do livro. Bjos!
ResponderExcluir